A jornada de empreender é bastante desafiadora, mas cheia de oportunidades. Do planejamento até a consolidação de um negócio, existe um caminho para ser percorrido, e para quem está começando ou já está consolidado no mercado, é crucial manter o foco em eficiência, produtividade e inovação.
Nesse artigo, nossos especialistas separaram algumas dicas essenciais que iram te ajudar a crescer seu negócio de maneira saudável e sólida.

Valor Agregado e Relacionamento com o cliente
A primeira dica para alavancar seu negócio, é entender a importância de criar e entregar valor para o cliente. E “valor” não é o que ele vai pagar, mas sim o que seu produto ou serviço, proporciona a esse cliente, entendeu? Vamos de exemplo:
Imagine que você está em um parque e o dia está muito quente, você pensa em comprar uma garrafa de água que custa R$ 3,00. Esse é o preço dela, correto? O valor dessa água para você de acordo com a sua necessidade, é a hidratação imediata e alivio do calor. Ou seja, o valor não está apenas na água em si, mas na situação em que ela é vendida.
Na sua empresa, isso pode ser visto na forma de atendimento de excelência, entrega rápida, suporte pós-venda, uma experiência única, as possibilidades são várias. E criar estratégias focadas nesse cliente, é uma abordagem fundamental para garantir que você se preocupa e atende a necessidades do seu público.
Ter esse relacionamento com seu cliente, é benéfico para ambas as partes, e fará com que ele confie mais em você e recomende para pessoas que ele conhece – o famoso marketing boca a boca-. Além disso, é importante estar sempre atento a possíveis feedbacks, já que essa é uma ferramenta poderosa para melhoria contínua do seu negócio, ouvindo opiniões e sugestões de quem consome.

Garantir a previsibilidade no mercado
Estar atento as tendências e os ciclos sazonais do seu segmento pode ser o que diferencia as empresas bem-sucedidas das estagnadas. Em alguns setores, as vendas são influenciadas por fatores externos, com datas comemorativas, eventos ou mudanças econômicas. Temos como exemplo, o varejo e os picos de venda em épocas como a Black Friday e o Natal. Empresas que conseguem se planejar a esses períodos, maximizam vendas e reduzem riscos de sobrecarregar suas operações.
O empreendedor deve ficar atento as mudanças econômicas e políticas, justamente por impactarem diretamente no mercado. Por exemplo: Se o governo criar leis ambientais mais rígidas, com limites de emissão de gases poluentes e investir em energia limpa. As empresas de energia e transporte serão as que mais enfrentarão maiores custos de produção para se adaptar. Entendeu?

Muitos empreendedores associam a palavra inovação a tecnologia, mas não sabem o que ela realmente é, e onde ela se aplica. A inovação pode ser aplicada em processo, modelos de negócios, produtos e serviços, e até o fluxo de trabalho da sua equipe.
Basta analisar a produtividade, eficiência e criatividade que sua equipe tem durante a jornada de trabalho. Um exemplo de como fazer isso, é criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e criativo, porque pode incentivar os colaboradores a ter mais engajamento e produção. O conceito de inovação, é a arte de se adaptar e melhorar constantemente, e rever os processos internos em busca de novas formas de execução.
Um bom relacionamento com seus colaboradores, gera uma equipe mais motivada. Um ambiente positivo, gera um atendimento melhor. E a longo prazo, isso tudo resulta em uma satisfação melhor do cliente, levando a uma maior retenção e fidelização.

Seja Diferente: Crie experiências
Com o mercado saturado. A autenticidade é a chave para se destacar em meio a concorrência. E isso pode ser feito através da criação de experiências, para seu cliente. Por meio de brindes, atendimento personalizado, entre outros. Cada interação entre a empresa e o cliente, é uma oportunidade de causar uma boa impressão.
Como quando você pede um lanche em um hamburgueria, e a encomenda chega com um chocolatinho, e uma cartinha de agradecimento, sabe? Ao invés de apenas vender um produto, pense em como você pode surpreender aquele cliente durante a compra e após ela.
É importante que toda a equipe esteja engajada com esse propósito também. Uma equipe que prioriza isso, entende seu papel na entrega de valor ao cliente e é capaz de melhorar esse relacionamento.

Assuma riscos e desafios
Todo empreendedor de sucesso, precisou em algum momento, assumir riscos. E que faz parte do processo de crescimento de qualquer negócio, seja para lançar um novo produto ou investir em algo. O negócio é arriscar com consciência, e sair da zona de conforto para buscar novas possibilidades.
Além do planejamento para ter uma empresa ágil, saudável e inovadora, o empreendedor precisa se colocar a prova todo dia. Para isso, deve-se estar disposto para assumir riscos e desafios, e se capacitando. O conhecimento é uma das ferramentas mais poderosas para tomar decisões informadas e reduzir os riscos no dia a dia.

Networking: Construa uma rede sólida
Uma das melhores maneiras de crescer no empreendedorismo é construir uma rede de contatos sólida. Não é apenas sobre conhecer pessoas, mas sim sobre cultivar relacionamentos que possam gerar oportunidades. Participar de eventos do setor, frequentar feira de negócios, e participar de workshops são maneiras eficazes de conhecer potenciais parceiros e clientes.
Além disso, é um ótimo aprendizado, ao trocar experiências com outros empreendedores e descobrir novas práticas, ferramentas e tendências que podem beneficiar seu negócio.

Invista na sua marca pessoal
Pense como quer ser visto e lembrado pelas pessoas. Quando idealizou o seu negócio deve ter explorado isso desde o logo até o marketing digital. Com você não é diferente. Procure estar presente nos lugares, mas também tenha uma presença virtual para um perfil pessoal.
Nesse caso, procure uma rede social que gosta e, ao mesmo tempo, adequada para o seu público-alvo. Nela, aborde conteúdos que agreguem valor. Compartilhe as suas conquistas, como os cursos que realizou e eventos que frequentou. Faça comentários relevantes, percepções diferenciadas sobre o seu aproveitamento em qualquer atividade que seja pertinente ou temas que domina.

Delegue atividades e invista em tecnologia
Gerenciar o tempo nem sempre é uma das atividades mais fáceis. À medida que as responsabilidades aumentam, a lista de prioridades fica cada vez mais confusa. Pensar em investir tempo para qualquer outra atividade que não seja o próprio negócio parece custoso e impossível.
Porém, se sobrecarregar não vai resolver os problemas, pelo contrário pode implicar em uma série de prejuízos ao negócio, sem contar os pessoais. Uma das possibilidades é pensar em ferramentas que possam te auxiliar com as atividades do dia a dia. A Alfa pode ajudar diretamente com as rotinas de finança e contabilidade.
E aí, como anda a sua produtividade para investir na sua carreira? Procure os contadores da Alfa contabilidade para ajudar na gestão do seu tempo!